quinta-feira, 18 de abril de 2013
Pode explicar espírito, alma e corpo?
O homem é composto de alma e corpo, embora em certos casos o termo "espírito" seja acrescentado. Tanto a alma com o espírito são colocados em contraste ao corpo para signifi car a parte incorpórea do homem.
Existe, porém, uma distinção entre alma e espírito. A alma é empregada para expressar a imortal parcela
moral do ser humano, e é usada algumas vezes para signifi car "pessoa", como no versículo em Gênesis
46.26 que diz: "Todas as almas que vieram com Jacó ao Egito". "Oito almas se salvaram" (1 Pedro 3.20).
"A alma que pecar, essa morrerá" (Ez 18.4).
A palavra hebraica normalmente traduzida como "alma" é "nephesh". Em muitas passagens ela é traduzida
"vida", como em Jonas 1.14: "...não pereçamos por causa da vida deste homem". No Novo Testamento a
mesma palavra grega é usada tanto para alma como para vida: "Porque aquele que quiser salvar a sua
'vida' (ou 'alma') perde-laá, e quem perder a sua 'vida' (ou 'alma') por amor de mim, achá-laá. Pois que
aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua 'alma' (ou 'vida')? ou que dará o homem
em recompensa da sua 'alma' (ou 'vida')?"
A alma, distinta do espírito, é onde se encontram os apetites e desejos. O homem rico disse: "E direi
à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos: descansa, come, bebe e folga".
(Lucas 12.19.) Naquela noite sua "alma" foi pedida. A salvação da alma não pode ser separada da salvação
da pessoa.
O espírito é distintamente a parte mais elevada do homem. Ele identi fica a consciência, a individualidade,
e distingue o homem das criaturas inferiores na criação. Deus soprou nas narinas do homem o sopro da
vida, e assim o homem foi colocado num relacionamento com Deus, e não pode ser verdadeiramente feliz
separado dEle, tanto na existência presente como eternamente. As mesmas palavras usadas no original
hebraico e grego para "espírito" são também as que são usadas constantemente para o Espírito de Deus
ou Espírito Santo, sendo também usadas para anjos, no sentido de espíritos, e para os espíritos maus.
A Palavra de Deus é a ada, e capaz de dividir a alma e o espírito de um homem, embora possa não ser
fácil para a mente humana perceber esta divisão. O apóstolo rogou pelos Tessalonicenses para que tanto
o espírito (o qual é provavelmente mostrado como o lugar em que Deus opera), como também a alma e o
corpo, pudessem ser santi ficados. (1 Ts 5.23.) Na epístola aos Hebreus lemos dos "espíritos" dos justos
aperfeiçoados; seu lugar é com Deus por meio da redenção. A palavra ali signifi ca, aparentemente, a
pessoa separada do seu corpo.
Havendo o cristão recebido o Espírito Santo como uma fonte de vida em Cristo, ele é exortado a orar com
o espírito, cantar com o espírito, andar no Espírito, de forma que em alguns casos torna-se difícil distinguir
entre o Espírito de Deus e o espírito do cristão.
(Concise Bible Dictionary)
Qual o significado de Abba?
"Abba Pai" são na realidade duas palavras iguais expressas em diferentes línguas. Elas aparecem três
vezes no Novo Testamento e têm o mesmo signifi cado. "Abba" signi fica "Pai" em hebraico. Portanto,
no Novo Testamento original está "Abba", em hebraico, seguido do seu equivalente em grego, que foi
traduzido para o português sem que a palavra hebraica o tivesse sido. Se ambas as palavras tivessem sido
traduzidas, nosso Novo Testamento traria "Pai, Pai". "Abba" era a pronúncia usada no hebraico falado
no tempo do Novo Testamento. No Antigo Testamento era "Ab" e não se restringia ao uso de Pai em
relação a lhos. Eliseu usou a mesma palavra, no original, com respeito a Elias; os servos a aplicavam a
seus senhores, etc. (2 Reis 2.12; 5.13; 6.21, etc.). Jeová perguntou em Jó 28.38: "A chuva porventura tem
pai?". No Novo Testamento esta palavra parece ser usada num sentido mais restrito de parentesco (Rm
8.15, Gl 4.6 e Mc 14.36).
Alguns sugerem que as duas palavras, em língua hebraica e em grego, tenham sido colocadas juntas para
que tanto aqueles que eram judeus de origem, como aqueles que tinham sido gentios, pudessem igualmente
dizer "Pai", cada um na sua própria língua. Deus Se revelou no Antigo Testamento como Jeová, Deus
Altíssimo, etc., mas reservou os tempos do Novo Testamento para Se fazer conhecido aos crentes em Seu
parentesco de Pai, cf. João 20.17. (Informações tiradas de Concise Bible Dictionary).
O que preciso fazer para ser salvo?
Em João 3:16 lemos:"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que
todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". O que diz aí? "...para que todo aquele
que não faz tal e tal coisa não pereça? Certamente que não é assim que está. Diz apenas "para que todo
o que nele (em Cristo) CRÊ"!
O apóstolo Paulo escreveu uma carta aos crentes da Galácia, os quais achavam que para ser salvo era
necessário não apenas crer em Cristo, mas também guardar a Lei, ou seja, praticar determinadas obras. A
eles Paulo responde: " Ó insensatos gálatas... Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas
obras da lei ou pela pregação da fé? Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis
agora pela carne?" Gl. 4:9,10.
Só Cristo pode nos salvar pois morreu na cruz sendo castigado por Deus Pai no lugar do pecador. Todo
aquele que nele crê tem a vida eterna, está salvo eternamente. E isso não depende do que fazemos ou
deixamos de fazer, mas do que Cristo fez; "e isto não vem de vós, é dom de Deus" (Ef. 2:8). Portanto,
a nossa salvação depende EXCLUSIVAMENTE de Cristo e de Sua obra; não depende de nós pois se
dependesse de nós, a glória seria nossa. Mas, graças a Deus, não depende de nós que somos pecadores e
sempre propensos a pecar.
Quando um pecador vem a Cristo, arrependido de seu estado pecaminoso, isto só acontece por obra do
Espírito Santo em seu coração, pois é o Espírito Quem nos convence do pecado (João 16:8). Então, pela
fé, o pecador crê que Cristo tomou o seu lugar na cruz carregando o seu pecado (do pecador).
Quando o pecador assim crê, Deus lhe dá a salvação que é completa; Deus lhe dá o perdão que também é
completo e esta pessoa nunca mais perderá a salvação, pois é um dom de Deus (Ef. 2:8) e nunca lhe será
tirada por Deus "porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento" (Rm. 11:29). Deus não
"tira" a salvação do crente, e ninguém mais pode fazê-lo "porque estou bem certo de que, nem a morte,
nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a
altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está
em Cristo Jesus nosso Senhor!" (Rm. 8:38,39)
Assinar:
Postagens (Atom)